Seu navegador não suporta Javascript! Lar do caminho | Alves Araujo

15 de junho de 2016

Lar do caminho

 
Desde o inicio, nosso escritório buscou manter em sua essencial o conceito de 'negócio social', visando sempre que possível através de nossos serviços auxiliar nas ações sociais de associações sem fins lucrativos.

Muito além de "apenas mais um" escritório de advocacia entre tantos milhares que existem por ai, queremos ser um instrumento de transformação social, principalmente em um país onde a diferença de classes ainda é tão gritante. Por isso, queremos ajudar a comunidade em nosso entorno, a fim de contribuir para o desenvolvimento social do país.

E é com orgulho que dizemos que, a partir desta data, nós da Alves Araujo - Advogados Associados firmamos uma parceira com a Sociedade Beneficente Lar do Caminho.

A Associação Beneficente Lar do Caminho, criada em 1968, é uma organização sem fins lucrativos que abriga e educa crianças e jovens em situações de abandono. Os principais cuidados institucionais são dirigidos à preservação das individualidades de cada criança; ao forte investimento em educação e formação profissionalizante; no apoio psicológico regular; à promoção de um ambiente afetivo e acolhedor; à assistência básica com qualidade; à estrutura física ampla, equipada e bem cuidada; à capacitação dos funcionários e ao apoio aos ex- residentes.

Mais de 800 crianças e jovens já viveram no Lar do Caminho. A grande maioria tem, hoje, uma vida digna e independente, uma carreira profissional em desenvolvimento, e constituem suas famílias. Muitos são hoje voluntários engajados ao projeto.


A História

A história do Lar do Caminho começou quando um casal resolveu adotar um bebê abandonado. Depois do primeiro, vieram muitos outros. Após um certo tempo, o número de crianças havia crescido consideravelmente, dificultando um atendimento adequado.

Em 1974, um grupo de voluntários assumiu a responsabilidade pela moradia, alimentação e educação dessas crianças, criando a Sociedade Beneficente Lar do Caminho, entidade privada sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos.

Inicialmente, a instituição dedicou-se a suprir suas necessidades básicas e a melhorar sua infraestrutura deficitária. Nessa época, muitas crianças eram trazidas por familiares, vizinhos ou mesmo deixadas no portão.

Em 1978, o número de crianças tinha aumentado para uma centena e a precariedade das instalações onde viviam despertaram a atenção de duas pessoas da Comunidade Escandinava, que sensibilizaram os demais membros de sua igreja para iniciar uma campanha de reconstrução do Lar.




Dessa forma, com o apoio financeiro (local e externo) da Comunidade Escandinava, tiveram início as obras para as novas instalações do Lar do Caminho, de acordo com um projeto elaborado pela própria instituição, sob a supervisão de um Conselho de Diretores e de um membro dessa Comunidade, que mantém um representante até os dias de hoje.

Gradativamente, a instituição conseguiu se estruturar melhor e iniciar seu processo de crescimento. Em 1984, com 96 residentes, sentiu a necessidade de melhorar a qualidade de seus serviços, passando a encarar cada criança como um ser individual, com características e necessidades próprias, um cuidado que se mantém até hoje.

Atualmente, com o nome de Associação Beneficente Lar do Caminho, a organização tem condições de estimular o desenvolvimento pleno de 116 crianças e adolescentes, com o apoio de 6 diferentes unidades localizadas no Estado de São Paulo, sem perder de vista o afeto e os ideais que caracterizaram o início de sua trajetória.

Essas crianças, vindas de famílias desagregadas e muitas vezes vítimas de maus-tratos, são encaminhadas pelos Fóruns Municipais e chegam ao Lar do Caminho em condições físicas, psicológicas e emocionais bastante precárias - daí a importância de serem tratadas como seres únicos, com suas próprias características e necessidades e não simplesmente institucionalizados.

Para conhecer um pouco mais sobre a Associação Beneficente Lar do Caminho e o trabalho que eles realizam, além de formas de ajudar, clique aqui

O seu apoio é o que permite a existência do Lar do Caminho: é através dele que muitos jovens poderão ter um futuro.




Associação Beneficente Lar do Caminho
Avenida 31 de Março, 1622 - Juquitiba - São Paulo
(11) 5049-1502
www.lardocaminho.org.br
facebook/LarDoCaminho